FANDOM


O Sistema da Ligas é um sistema de ranking que é utilizado para encontrar outros invocadores com nível de habilidade similares tanto para o time aliado quanto para o oponente.

Nas temporadas um e dois, o sistema usava uma única "escada" com o ranking determinado pelo Sistema de Elo. Na temporada três e quatro, o sistema usa seis tiers (ou níveis) com cinco divisões por tier, onde a posição no ranking é determinada por Pontos de Liga (PdL) e o atributo oculto Match Making Rating (ou MMR; a tradução aproximada seria "taxa de geração de grupos/partidas").



Pontos de Liga

Cada vitória em um jogo ranqueado garante Pontos de Liga (PdL), enquanto cada derrota diminui a quantidade atual de PdL do invocador. A quantia exata ganha ou perdida de PdL por jogo depende do atributo oculto MMR. Se o invocador possui um MMR maior que uma quantia determinada para a divisão em que ele está, ele ganhará mais PdL por vitória e perderá menos por cada derrota. Se o MMR for menor que a quantia determinada, ele ganhará menos e perderá mais por cada jogo.

Os Pontos de Liga de um invocador podem também diminuir com o tempo, caso ele fique inativo em partidas ranqueadas. A quantidade de PdL perdidos é fixa e depende do tier. O período de inatividade é de 28 dias: caso o espaço de tempo desde a última partida ranqueada supere 28 dias, o invocador perderá PdL de acordo com seu tier a cada 7 dias, até participar de uma partida ranqueada.

A quantidade de PdL perdidos por semana ao entrar em inatividade é de:

  • Tier Bronze: 0 PdL
  • Tier Prata: 0 PdL
  • Tier Ouro: 0 PdL
  • Tier Platina: 35 PdL
  • Tier Diamante: 50 PdL
  • Tier Desafiante 250 PdL

Notas

  • Enquanto inativo, o invocador não será mostrado no ranking para nenhum outro a não ser ele mesmo.
  • O MMR não é afetado quando o PdL diminui por inatividade.
  • Sair na seleção de campeões (conhecido como dodge) pode diminuir os PdL (-3 PdL na primeira dodge do dia e -10 nas seguintes).

Tiers e Divisões

Cada tier (com exceção do Desafiante) contém cinco divisões, cada uma com um número romano em ordem decrescente de V (5) a I (1), onde V é o mais baixo e I o mais alto.

Bronze

Bronze, o Tier mais baixo

Prata

Prata

Ouro

Ouro

Platinum i

Platina

Diamond 1

Diamante

Master 1

Mestre

Desafiante

Desafiante, o Tier mais Alto

Promoção e Rebaixamento

Promoção

Ao alcançar 100 PdL o invocador entrará na Série de Promoção (ou Melhor de Três, Md3), onde ele deverá ganhar 2 dos 3 próximos jogos ranqueados que participar. Caso ganhe sua Md3, ele será promovido para uma divisão mais alta e seu PdL será zerado. Se perder sua Md3, ele permanecerá na sua atual divisão com o número de PdLs que ele tinha antes de entrar na Melhor de Três.

Se o invocador alcançar 100 PdL na divisão I, ele entrará na Série de Promoção de Tier (ou Melhor de Cinco, Md5), onde ele deverá ganhar 3 dos 5 próximos jogos ranqueados que participar.

Será reconhecida como uma derrota na Série caso o invocador abandone uma partida ou saia durante a seleção de campeões.

Em raras ocasiões, é possível ser promovido duas vezes após apenas uma Série, caso o invocador tenha um MMR alto. Por exemplo, um Ouro V que faz duo frequentemente com uma pessoa que está na Platina III pode ter um MMR excepcionalmente alto por causa dos invocadores que ele enfrenta. Como resultado, o MMR pode ser 1 ou 2 divisões mais alta que o MMR médio da sua divisão atual, Ouro V. Após vencer sua série, há uma possibilidade do invocador ser promovido duas vezes.

Rebaixamento

Rebaixamentos acontecem quando os PdL chegam a 0 e o invocador perde uma sequência de partidas. Quando rebaixado, ele vai para uma divisão abaixo e recebe 75 PdL naquela divisão. Por exemplo, um Ouro II, ao perder muitas partidas com 0 PdL, será rebaixado para Ouro III e receberá 75 PdL.

Existe um período de imunidade de rebaixamento por alguns jogos, no qual o invocador não poderá ser rebaixado para uma divisão anterior. Este período de imunidade é ativado quando um invocador é promovido para uma divisão mais alta. Por exemplo, um Prata III é promovido para Prata II, ativando imediatamente seu período de imunidade. Mesmo que perca alguns jogos em sua nova divisão com seu PdL atual zerado, ele não voltará para a divisão anterior enquanto a imunidade estiver ativa.

Caso o jogador esteja na divisão V, ele tem imunidade de 10 derrotas antes de ser rebaixado para a divisão I de um tier inferior. Exemplo: Um Ouro V é derrotado 10 vezes e transferido para Prata I.

Notas

  • Durante problemas no servidor, perder um jogo e receber Derrota Impedida previne que um invocador seja rebaixado, e o jogo não contará como derrota em uma Série de Promoção.

Tier Desafiante

O Tier Desafiante é o tier mais alto do Sistema de Ligas e consiste dos invocadores mais habilidosos de League of Legends. Devido a natureza competitiva deste tier, não há queda de PdL devido a inatividade. No entanto, toda vez que alguém conseguir PdL suficiente para subir uma posição no ranking do tier Desafiante, um invocador será empurrado uma posição para baixo.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.