FANDOM

Penetração de armadura é um atributo de campeão que faz o campeão ignorar alguma ou toda a armadura de seu alvo. Todos os campeões possuem penetração de armadura base 0, que pode ser aumentado utilizando itens, runas, talentos e algumas habilidades de campeões. Esse efeito não pode reduzir a armadura do inimigo para um valor abaixo de 0 para causar dano adicional.

Redução de Armadura é o efeito de alguns itens e habilidades de campeões que reduzem temporariamente a armadura de um ou mais alvos. Isso permite que aliados se beneficiem da redução de armadura. Esse efeito pode reduzir a armadura para um valor abaixo de 0, resultando em dano adicional (veja Armadura).

Ordem de cálculos

Quando atacando, penetração de armadura e redução de armadura são considerados na seguinte ordem:

  1. Redução de armadura - Absoluta
  2. Redução de armadura - Porcentagem
  3. Penetração de armadura - Absoluta
  4. Penetração de armadura - Porcentagem

Redução de armadura Absoluta

A armadura do alvo é reduzida por uma certa quantidade. A redução de armadura absoluta acumula aditivamente.

Exemplo: 20 de redução de armadura reduz a armadura do alvo em 20, logo, um alvo com 30 de armadura terá a sua armadura reduzida para 10. (30 − 20 = 10)

A redução de armadura absoluta pode reduzir a armadura de um alvo para um valor abaixo de zero. Por exemplo, se um inimigo com 10 de armadura tiver a sua armadura reduzida em 25, o inimigo terá −15 de armadura.

Redução de armadura por porcentagem

A armadura do alvo é multiplicada por uma porcentagem (100% − a redução indicada). A redução de armadura por porcentagem acumula multiplicativamente e é ignorada caso a armadura do alvo seja igual a 0 ou menos.

Exemplo: 20% de redução de armadura multiplica a armadura do alvo por 80%, logo, um alvo com 30 de armadura terá a sua armadura reduzida para 24. (30 × 0.8 = 24)

A redução de armadura por porcentagem proporciona uma grande diferença no dano causados à inimigos com armadura muito elevada. Por exemplo, com 40% de redução de armadura, um alvo com 200 de armadura irá perder 80, enquanto um outro alvo com apenas 50 de armadura, irá perder 20.

Penetração de armadura por porcentagem

A armadura do alvo é multiplicada por uma porcentagem (100% − a penetração listada) e reduzida em uma certa quantidade para calcular os valores do dano. A penetração de armadura por porcentagem acumula multiplicativamente e é ignorada caso a armadura do alvo seja igual a 0 ou menos.

Exemplo: 20% de penetração de armadura faz o alvo receber o dano baseado na sua armadura multiplicada por 80%, logo, um alvo com 30 de armadura será considerado como se ele tivesse 24 de armadura, apenas para fins de cálculo de dano (porém, o valor da armadura do alvo não será alterado).

Pelo motivo da armadura do alvo não ser alterada, qualquer outra coisa que dependa desse valor também não será alterado. ex.: Casco Espetado.jpg Casco Espetado do Rammus Rammus ).

A penetração de armadura por porcentagem proporciona uma grande diferença no dano causados à inimigos com armadura muito elevada. Por exemplo, com 40% de redução de armadura, um alvo com 200 de armadura irá perder 80, enquanto um outro alvo com apenas 50 de armadura, irá perder 20.

Penetração de armadura absoluta

A armadura do alvo é reduzida em uma certa quantidade para calcular os valores do dano, porém a armadura não pode ser reduzida a valores menores que 0. A penetração de armadura absoluta acumula aditivamente.

Exemplo: 20 de penetração de armadura faz o alvo receber um dano calculado em cima de 20 a menos de armadura, logo, um alvo com 30 de armadura será considerado como se tivesse 10 para fins de cálculo de dano (porém, o valor da armadura do alvo não será alterado).

Pelo motivo da armadura do alvo não ser alterada, qualquer outra coisa que dependa desse valor também não será alterado. (ex.: Casco Espetado.jpg Casco Espetado do Rammus Rammus ).

Exemplos

Dado um alvo que é afetado por uma redução de armadura absoluta de 20 e uma redução de armadura de 30%, e também uma penetração de armadura absoluta de 10 e uma penetração de armadura de 35%,

  • O alvo A possuí 80 de armadura.
    • Os 80 são reduzidos para 60 pelos 20 redução de armadura.
    • Os 60 são reduzidos para 42 pelos 30% da redução de armadura.
    • Os 42 são considerados como sendo 27.3 pelos 35% da penetração de armadura.
    • Os 27.3 são considerados como sendo 17.3 pelos 10 da penetração de armadura.
O alvo A recebe um dano como se tivesse 17.3 de armadura.
  • O alvo B possuí 18 de armadura.
    • Os 18 são reduzidos para −2 pelos 20 da redução de armadura.
    • O −2 não é afetado por mais nenhum cálculo pois é um valor menor que 0.
O alvo B recebe um dano como se tivesse −2 de armadura.

Aumentando a penetração de armadura

Itens

  • {{ii|<<Último Susurro>>}}: Passivo único: 35% de Penetração de Armadura. +40 de Dano de Ataque. 2300 ouro.
  • {{ii|<<O Brutalizador>>}}: Passivo único: +10 de Penetração de Armadura. +25 de Dano de Ataque. Passivo único: +10% de Redução do Tempo de Recarga. 2300 ouro.
  • {{ii|<<Lâmina Fantasma de Youmuu>>}}: Passivo único: +20 de Penetração de Armadura. +30 de Dano de Ataque; +15% de Chance de Acerto Crítico; +10% de Redução do Tempo de Recarga. Ativo único: Concede +20% de Velocidade de Movimento e +40% de Velocidade de Ataque por 6 segundos (4 segundos para campeões à distância) - 45 segundos de tempo de recarga. 2700 ouro.
  • {{ii|<<O Cutelo Negro>>}}: Passivo único: +10 de Penetração de Armadura. +200 de Vida, +50 de Dano de Ataque, +10% de Redução do Tempo de Recarga. Passivo único: Causar dano físico à um campeão inimigo reduz sua Armadura em 5% por 4 segundos. Se acumula até 5 vezes, até 25%. 3000 ouro.

Habilidades de Campeões

Nota: Apenas os efeitos de penetração de armadura estão listados aqui, para saber mais sobre cada habilidade, siga o link de cada uma delas.

  •  [[]] Apreender do [[]] Darius o garante passivamente uma penetração de armadura de 5 / 10 / 15 / 20 / 25%.
  •  [[]] Último Suspiro do [[]] Yasuo quando ativado, o garante 50% de penetração de armadura.

Talentos

Runas

Reduzindo a armadura

Itens

  • O Cutelo NegroPassivo único: +10 de Penetração de Armadura. +200 de Vida, +50 de Dano de Ataque, +10% de Redução do Tempo de Recarga. Passivo único: Causar dano físico à um campeão inimigo reduz sua Armadura em 5% por 4 segundos. Se acumula até 5 vezes, até 25%. 3000 ouro.

Habilidades de Campeões

Nota: Apenas os efeitos de penetração de armadura estão listados aqui, para saber mais sobre cada habilidade, siga o link de cada uma delas.

Redução por Porcentagem:

  • Ataque do Dragão.jpg Ataque do Dragão do Jarvan IV Jarvan IV reduz a armadura de todos os inimigos atingidos em 10 / 14 / 18 / 22 / 26% durante 3 segundos.
  • Canhão de Mercúrio.jpg Canhão de Mercúrio do Jayce Jayce reduz a armadura e a resistência mágica do próximo inimigo atingido após a ativação, em 10 / 15 / 20 / 25% durante 5 segudos.
  • Fervor Sagrado.jpg Fervor Sagrado da Kayle Kayle reduz a armadura de todos os inimigos atingidos pelos seus auto-ataques em 3% durante 5 segundos. Esse debuff acumula por até 5 vezes.
  • Cusparada Cáustica.jpg Cusparada Cáustica do Kog&#039;Maw Kog'Maw reduz a armadura e a resistência mágica do alvo em 20 / 22 / 24 / 26 / 28% durante 4 segundos.
  • Arapuca.png Arapuca da Nidalee Nidalee reduz a armadura dos inimigos que pisarem na armadilha em  20 / 25 / 30 / 35 / 40% durante 8 segundos.
  • Picar.jpg Picar do Renekton Renekton quando estiver com mais de 50 de fúria, Picar irá reduzir a armadura de todos os inimigos atingidos em 15 / 20 / 25 / 30 / 35% durante 4 segundos.
  • Subjugar.jpg Subjugar do Trundle Trundle rouba 40% de armadura e resistência magica do alvo. Metade dessa armadura e resistência mágica é drenada imediatamente e a outra metade durante os próximos 4 segundos. O bônus/redução de armadura e resistência mágica lentamente decai nos 4 segundos depois que a drenagem acaba.
  • Carga Corrosiva Noxiana.jpg Carga Corrosiva Noxiana do Urgot Urgot reduz a armadura de todos os inimigos atingidos em 12 / 14 / 16 / 18 / 20% por 5 segundos.
  • Pancada Certeira.jpg Pancada Certeira da Vi Vi reduz a armadura do alvo em 20% por 4 segundos após cada terceiro golpe.
  • Golpe Destruidor.jpg Golpe Destruidor do Wukong Wukong reduz a armadura do alvo em 10 / 15 / 20 / 25 / 30% por 3 segundos.
  • Desafio.jpg Desafio do Xin Zhao Xin Zhao reduz a armadura dos alvos atingidos por seu ataque básico ou pela Investida Audaciosa.jpg Investida Audaciosa em 15% por 3 segundos. Apenas um alvo pode ser dasafiado por vez.

Redução absoluta:

  • Metralhadora.jpg Metralhadora do Corki Corki atira automaticamente à cada segundo, reduzindo a armadura dos inimigos em 1 / 2 / 3 / 4 / 5 por 2 segundos, acumulando em até 8 vezes, 8 / 16 / 24 / 32 / 40.
  • Fogo Espiritual.jpg Fogo Espiritual do Nasus Nasus reduz a armadura de todos os inimigos no local em 20 / 25 / 30 / 35 / 40 pelo tempo em que eles estiverem dentro dele, mais 1 segundo.
  • Provocação Perfurante.jpg Provocação Perfurante do Rammus Rammus reduz a armadura do alvo em 10 / 15 / 20 / 25 / 30 durante 1.25 / 1.5 / 1.75 / 2 / 2.25 segundos.
  • Despedaçar.jpg Despedaçar do Taric Taric reduz a armadura de todos os inimigos atingidos pelo dano de ativação em 5 / 10 / 15 / 20 / 25 (+ 5% da armadura) por 4 segundos.

Notas

  • A penetração de armadura é um atributo valioso para heróis de dano físico. Existem poucas fontes para esse atributo, motivo pelo qual as runas de Marcas e Quintessências são tão populares.
  • A penetração de armadura beneficia todas as fontes de dano físico, incluindo todas as habilidades de campeões que causam dano físico.

Veja também

Também no FANDOM

Wiki aleatória