FANDOM

Hypercarry (hipercarregador em português) é um campeão que possui um early game extremamente fraco comparado ao de outros campeões, e por isso ele é muito fácil de destruir e geralmente possui muitos counters. Mas se o campeão em questão conseguir farmar, pegar kills, comprar seus itens e sobreviver até chegar ao late-game, ele ficará muito forte, podendo potencialmente ser impossível de parar, e poderá carregar sua equipe.

Geralmente esse termo se aplica a ADCs, mas também pode ser aplicado a campeões de outros tipos, que também possuam um early game muito ruim, mas um grande potencial pro late game.

Este termo também pode ser usado para se referir a um campeão que é muito ruim no começo do jogo, mas extremamente forte no late game e ele é muito bom em teamfights, mesmo que este campeão por si só não possa carregar a partida.

Exemplos

Nasus Nasus é um excelente exemplo de Hypercarry. Ele tem um early game muito ruim, onde ele é fraco, frágil, vulnerável a ganks, e bastante dependente de farming. Ele possui muitos counters capazes de, se usados de maneira correta, impedir que ele consiga farmar e stackar o Ataque Sifão.jpg Ataque Sifão dele. No entanto, Nasus deve ser impedido de farmar a qualquer custo. Se Nasus stackar o Q com sucesso, e comprar seus itens, ele ficará extremamente difícil de matar, e graças às stacks do Q, ele terá muito dano, e seu kit será capaz de destruir qualquer ADC em poucos segundos. Não é incomum que Nasus consiga carregar partidas por si só, e por esta razão ele é banido da maioria das partidas, mesmo que seja fácil de impedir que ele farme no começo.

Outro exemplo conhecido de Hypercarry é a Vayne Vayne. Ela é bastante vulnerável no começo do jogo, e diferente do Nasus, ela ainda terá que lidar com o suporte inimigo (a menos que ela vá top). Ela também não funciona muito bem com suportes agressivos, ela é melhor usada em conjunto com suportes passivos que possam curá-la, como Soraka Soraka ou Sona Sona. O problema é que isso só vai acentuar a fraqueza que ela tem do early game, pois estes suportes são frágeis e fáceis de matar. Portanto Vayne é fácil de destruir se ela tiver de enfrentar ADCs que são fortes no early game (ex: Draven Draven), principalmente se eles forem usados em conjunto com suportes agressivos (ex: Leona Leona).

Entretanto, graças à seu kit (habilidade de se reposicionar rapidamente, é capaz de causar dano verdadeiro baseado na vida do oponente - ou seja, não dá pra counterar com HP), Vayne é extremamente forte no late-game e é superior à maioria dos ADCs em termos de presença em teamfights.

No entanto, Vayne será frágil em todos os estágios do jogo, então mesmo que ela chegue ao late-game, ainda é possível destruí-la, mas não será fácil. Sua equipe terá de focá-la sempre. Se ela não for focada, assumindo que ela seja protegida pela equipe inimiga, ela irá destruir sua equipe em segundos, e ela vai sempre ganhar todas as teamfights. Esta é a diferença entre ela e o Nasus, pois o Nasus fica extremamente poderoso E durável, ou seja, por um lado não dá pra focar o Nasus porque ele é tanque, por outro lado, não dá pra ignorar o Nasus porque ele é poderoso demais.

Outros exemplos de hypercarry

Trivia

  • Só porque um hypercarry conseguiu chegar ao late-game, não quer dizer que sua equipe não possa vencer. Mas será muito mais difícil para sua equipe fazê-lo.
  • Também existe o contrário, campeões que são muito fortes no early game, mas tendem a decair conforme o tempo passa. Geralmente estes campeões possuem a função de não deixar o inimigo crescer, farmar, comprar itens, ou ser feedado. Mas se falharem em fazê-lo, eles vão ser inferiores em teamfights e irão perder o poder. Exemplos de campeões assim são Lee Sin Lee Sin, Renekton Renekton, Shaco Shaco e Garen Garen.
  • Não se deve fazer uma equipe apenas com hypercarrys. Não vai adiantar sua equipe ter um excelente potencial pro late-game, se ela não conseguir chegar até lá. Se o seu inimigo tiver um early game muito forte e eles conseguirem destruir você nessa fase do jogo, eles podem levar as torres, ficarem feedados e vencer, mesmo que na teoria vocês fossem vencer se estivessem no late-game.
    • É sempre bom usar hypercarrys em conjunto com campeões que são fortes no early game, para balancear. Por exemplo, se Lee Sin conseguir vários ganks para a Vayne e ela ficar feedada em cima desses ganks, no late game a Vayne irá carregar o jogo, onde o Lee terá perdido sua força, mas irá ganhar uma nova função: proteger a Vayne dos inimigos. Se ele tiver sucesso, ele poderá ganhar o jogo.

Também no FANDOM

Wiki aleatória