Habilidades são o que os campeões usam nos campos da justiça para auxiliar a batalha. A natureza única do kit que habilidades de cada campeão que os diferem dos outros campeões. As habilidades de um campeão também definem a rota que ele deve tomar no campo, como ele deve ser jogado e quais itens, runas e talentos devem ser utilizados para maximizar seu potencial. Feitiços de Invocador não são habilidades.

Classificação das Habilidades

Todo campeão tem no mínimo 5 habilidades únicas. Quatro dessas habilidades são aprendidas se colocando pontos nelas e a quinta é uma passiva. Um ponto é concedido a todos os campeões no começo da partida, e um ponto é concedido sempre que o campeão passa de nível. Um campeão pode gastar seus pontos em suas habilidades para fortifica-las depois de ter aprendido elas.

Habilidade Básica: Todos os campeões tem, no mínimo, 3 habilidades básicas, que são adquiridas no rank 1 e podem ser evoluídas até o rank 5, ou seja, 5 pontos. Habilidades básicas não podem ter um rank maior do que a metade do nível atual do campeão. Por exemplo, um campeão, no nível 6, pode ter, no máximo, uma habilidade com 3 pontos. Conclui-se que é necessário o campeão está no mínimo no nível 9 para maximizar uma habilidade.

Habilidade Passiva: A habilidade passiva de um campeão é uma habilidade que fica ativa durante o jogo todo, não precisa de pontos para evoluir e não tem ranks.

Habilidade Final: A quarta habilidade de um campeão é sua Ultimate. Invocadores não podem colocar pontos nessa habilidade a não ser que eles cheguem no nível 6 e só podem distribuir pontos nela novamente nos níveis 11 e 16. Nessa habilidade tem rank máximo 3.

Notas

Jayce JayceQuinn Quinn, com duas habilidades finais e seis habilidades básicas cada, batem o recorde de maior número de habilidades em um único campeão.

  • O Aspecto do Puma.png Aspecto do Puma de Nidalee Nidalee substitui suas habilidades básicas por um conjunto de habilidades finais. Com toda certeza ela tem acesso à quatro habilidades finais; mais do que qualquer outro campeão.
    •  ;Enquanto ativado não possui acesso a habilidades básicas.
  • Jayce Jayce, Nocturne Nocturne, Riven Riven Twisted Fate Twisted Fate, e Quinn Quinn tem acesso a duas habilidades finais cada um.
    • Incluindo suas formas evoluídas, Kha'Zix Kha'Zix e Syndra Syndra possuem duas habilidades finais.
  • Elise Elise, Jayce Jayce e Karma Karma são os únicos campeões com acesso a habilidade final já no nível um. Eles podem investir pontos nessas habilidades nos níveis 6, 11 e 16, permitindo alcançar o nível 4 da habilidade.
  • Udyr Udyr não possui habilidade final, tendo acesso somente a quatro habilidades básicas.
  • Syndra Syndra possui uma habilidade passiva com quatro efeitos independentes.
  • Shyvana Shyvana também possui uma passiva com quatro efeitos independentes.
    • Antes do lançamento de Shyvana, Vladimir Vladimir e Akali Akali possuíam o recorde com duas habilidades passivas cada.

Tipo de Habilidades

  • Habilidades Passivas: São habilidades que possuem seu efeito ativado constantemente, sem a necessidade de ser ativada. Porém, algumas habilidades passivas ficam ativas sob certas condições, como resfriamento (Campo Estático Campo Estático de Blitzcrank Blitzcrank) ou enquanto está sendo atacado (Mover Depressa.jpg Mover Depressa de Teemo Teemo). A habilidade será ativada novamente assim que suas condições forem cumpridas.

Atributos

As habilidades tem certos atributos que definem seu uso nos campos de batalha. Esses atributos incluem área, resfriamento, custo, efeito e alcance.

  • Cooldown: All abilities have a cooldown, a length of time after the use of the ability in which the ability cannot be used again. Cooldown reduction reduces this time, to a maximum of 40% reduction of the ability's initial cooldown.
    • Some champions have abilities that refresh/reduce the cooldown period.
    • Some abilities have a secondary active function. The ability goes on cooldown after the secondary function has been triggered or the window for triggering it expires.
  • Custo: A maioria das habilidades,mas não todas,tem um custo associado. Geralmente habilidades custam mana, mas akguns campeões usam vida, energia, entre outros. Quando a habilidade é usada, o campeão perde o custo dela. Quando o campeão perde o custo da habilidade, the ability cannot be used and its HUD icon changes color.
  • Range: The range of an ability determines how far away a target can be and still take the effect of the ability. This range generally does not appear on in-game tooltips, but placing one's cursor over the ability will display the range and targeting for that ability. Some abilities have Global range, meaning their range includes the entire map.
  • Targeting: All abilities which affect a unit other than the champion casting it are targeted in some way. If an ability has a specific target it will hit, it is referred to as targeted. Other forms of targeting are referred to by their type:
    • Area of Effect (AoE) abilities can affect more than one target in an area. The affected area is generally circular, but conic or linear areas are also possible. Certain abilities, such as Crescent Strike Crescent Strike de Diana Diana and Aatrox's Blades of Torment, may have completely unique areas of effect.
    • Skillshots are projectile-based abilities, generally cast in a line away from the champions location, which only affect targets the projectile collides with.
    • Click-on abilities require a target and vision of it to cast. Most of these abilities are to either apply a buff or to use a strong projectile to assault the target. A simple click is all that is needed to start casting a Click-on at a target
  • Cast time: While most abilities have either an instant cast time or a slightly delayed instant cast of 0,5 seconds, there are several which prevent the caster from taking any other action while the ability is cast. Most of those, called channeled abilities, can be interrupted, either by the caster or by any form of Crowd Control (excluding Slows, Snares, and Blinds) applied by an enemy unit.

Efeitos

Todas as habilidades tem seus efeitos. Eles podem variar radicalmente, mas geralmente podem ser um desses:

  • Efeitos: Aumenta as estatísticas do campeão. Efeitos em área são chamados de auras.
  • Controle de Grupo: Essa categoria abrange todas as restrições de ataque inimigo.
  • Dano: Habilidades ofensivas que causam dano ao alvo.
  • Redução de Dano: Reduz a taxa de dano causado no alvo. Esse tipo de redução de dano não se aplica ao dano verdadeiro e é aplicada antes do calculo de resistência e armadura mágica.
  • Ouro: Dá ao campeão uma maior quantidade de ouro, seja ela por morte ou com o passar do tempo.
  • Cura: Cura o alvo. A cura geralmente é calcula com o poder de habilidade. Campeões de suportes são mais preferíveis quando a habilidade de cura, e são os único capazes de usar essa habilidade em outros campeões ao invés de si mesmo. Alguns campeões de não suporte podem usar habilidade de cura somente em si mesmos.
  • Imunidade: Concede imunidade a certos tipos de efeitos, alguns tipos de imunidade lhe garante proteção somente contra alguns efeitos.
  • Invulnerabilidade: Enquanto durar o alvo não pode receber nenhum tipo de dano. Atualmente apenas aIntervention Intervention de Kayle Kayle garante a invulnerabilidade temporária. Certas habilidades fazer com que o alvo seja "imarcável" como aPlayful Playful de Fizz Fizz.
  • Movimento: Move o campeão ou o grupo de um lugar pro outro. Isso pode ser um movimento súbito , um lampejo, ou um teleporte. Muitas dessas habilidades permitem que o alvo possa até mesmo atravessar objetos sólidos como o Flash.png Flash.
  • Ressurreição: Trás um campeão de volta a vida após seu HP atingir o 0.
  • Escudo: Absorve uma certa quantidade de dano ao invés de retirar do HP.
  • Furtividade: Esse tipo de habilidade permite que o campeão se torne indetectável ou impossível de ser marcado como alvo enquanto o efeito dure ou seja descoberto.