FANDOM


A classificação dos campeões indicam qual é o foco daquele campeões, como por exemplo assassinar, receber dano, causar dano à distância, entre outros.

Como são classificados

Um campeão pode ter dois ou apenas uma classificação. No caso de ter duas classificações, o campeão possui uma classificação primária e uma secundária. O primário é o atributo que reflete a função para a qual a Riot designou o tal campeão e ela espera que os invocadores quase sempre usem o tal campeão daquela maneira. O atributo secundário pode significar duas coisas; a primeira é uma função que a Riot não designou para tal campeão, mas que ela reconhece que o campeão pode desempenhar de forma bem viável. O secundário também pode refletir uma função complementária à sua função primária, ou seja, o campeão pode desempenhar aquelas duas funções ao mesmo tempo.

Funções de Campeões

Assassino

São campeões criados com a função de matar seu oponente de forma rápida e letal. Estes campeões são extremamente fortes, mas também tendem a ser frágeis. Geralmente eles são AD casters, mas também existem assassinos que são magos com um burst muito forte. Geralmente seus kits são compostos por habilidades de saltar, invisibilidade, fuga ou qualquer outra habilidade que possa ser usada para pular no inimigo ou para escapar de situações. Em teamfights, os assassinos servem para matar os alvos mais frágeis, como os ADCs e os magos. Um lado ruim dos assassinos é que muitos deles tendem a ficarem ruins e inúteis com o passar do tempo na batalha por várias razões. A primeira é que os tanques começam a construir defesas que os permitem derrotar os assassinos e os ADCs construem dano crítico. A segunda é que a maioria dos assassinos possuem habilidades horríveis em teamfights, que servem apenas para matar um único alvo, não para causar dano a todo mundo numa equipe. Por isso os assassinos tem um estilo de jogo bem rápido onde eles tentam ferrar com o oponente para que ele não consiga se recuperar depois.

  • Assassinos são bons contra quase todos os outros atributos, embora sejam melhores contra suportes, magos e atiradores. Assassinos tendem a serem bons contra tanques no início do jogo, e ruins no fim do jogo. No entanto, assassinos são ruins contra lutadores, independente da fase do jogo.

Lutador

Também conhecidos como bruisers ou off-tanks, são campeões que não são tão fortes quanto um assassino, nem tão duráveis quanto um tanque. São um meio termo entre os dois. Lutadores combinam defesas altas com um dano considerável, o que os permite serem bons contra todos os outros atributos. Assim como tanques, o principal foco dos lutadores é fazer itens defensivos. Mas a diferença de um tanque verdadeiro para um lutador, é que este precisa fazer ao menos um ou dois (ou até três) itens ofensivos para que ele possa trocar dano com oponente, e causar dano considerável em teamfights. De outra maneira, eles correm o risco de serem apenas tratados como "sacos de pancadas" pelos inimigos, e por isso poderão ser facilmente ignorados pois não possuem dano. Em troca disso, o lutador causa muito mais dano que um tanque verdadeiro, e também poderá pegar kills e ajudar a carregar, melhor que um tanque verdadeiro. Só que o lutador, em função disso, terá menor capacidade defensiva e poderá morrer mais facilmente se for focado, especialmente se ele tiver o trabalho de iniciar as teamfights. Ainda assim, não se deve focar um lutador em teamfights, e geralmente eles possuem habilidades similares às dos assassinos, de pular nos alvos mais frágeis para matá-los.

  • A razão pela qual os lutadores devem fazer itens de dano combinados com itens defensivos, em vez de fazer só itens defensivos, é que um tanque verdadeiro possui habilidades que escalam com defesas (ex: Malphite Malphite) ou que causa dano baseado na vida máxima do oponente (ex: Zac Zac). Já os lutadores tendem a possuir base HP menor. Não só isso, mas as habilidades deles escalam com dano. Se os lutadores fizerem uma build de full tank, eles irão ter survivabilidade maior, mas comprar dano possibilita uma maior troca de dano com o oponente do que comprar defesas. Se o lutador não fizer ao menos um item de dano, e o oponente fizer dano, o oponente vai poder sustentar o dano causado pelo lutador, mesmo que este tenha muitas defesas e o oponente seja frágil, fazendo assim com que o lutador perca a batalha no 1x1 a longo prazo.
  • Devido às suas características, um lutador sempre é um excelente substituto para um tanque ou assassino especializado, em composições de equipes.
  • Lutadores geralmente, mas não necessariamente, causam dano físico com suas habilidades. Por isso a maioria deles devem construir itens que causam dano AD.

Tanque

São campeões que possuem defesas altíssimas, mas com o lado ruim de causarem pouco dano. Por esta razão eles servem mais como esponjas, que tentam levar os golpes do inimigo enquanto atrapalham o oponente com suas habilidades, que geralmente são compostas por CC. Por terem pouco dano, tanques têm tendência a terem poucas kills numa batalha, mas muitas assistências. Entretanto, eles são extremamente difíceis de matar, e não devem ser focados em teamfights, pois não só os esforços para matar um tanque serão inúteis (a menos que todos na equipe o foquem), como enquanto você tenta matar o tanque, você está levando dano do ADC, assassino ou mago inimigo, e está morrendo. Sempre que possível, deve-se focar os alvos mais frágeis primeiro, antes de tentar matar o tanque. Mas também deve-se tomar cuidado com o tanque em si, pois ele sempre vai tentar ficar na frente para proteger seus aliados mais frágeis, e também vai ter habilidades que atrapalham sua equipe na hora das teamfights.

    • Tanques são incrivelmente duráveis no fim do jogo. Mas no início do jogo, eles são frágeis, e diferente de outros campeões, não possuem dano. Isto os torna vulneráveis aos magos e assassinos inimigos, que podem matar o tanque antes que ele consiga ter ouro suficiente para comprar seus itens de defesa. Entretanto, com o passar do tempo, os tanques começam a ficar cada mais difíceis de matar, e passam a poder derrotar os assassinos e magos numa batalha 1x1. Tanques devem, no entanto, ficar atentos ao caso dos assassinos e magos construirem itens que providenciem penetração mágica ou de armadura, combinada com roubo de vida ou vampirismo mágico, e/ou itens que causam dano verdadeiro ou baseado na vida do oponente. Isto porque estes itens permitem que estes mesmos assassinos e magos possam matar tanques 1x1 mesmo que estes tenham itens de defesa.
  • Alguns tanques são ruins contra ADCs, devido ao fato de causarem dano corpo-a-corpo, e o fato de que os ADCs construem roubo de vida, penetração de armadura e dano crítico, itens letais contra um tanque. A partir disso eles podem kaitar um tanque até ele morrer.

Mago

São campeões especializados em causar dano mágico. Eles dependem de seus feitiços, não de seus auto-ataques, para causar dano. Geralmente possuem CC, mas todos eles possuem algum tipo de dano sobre tempo ou burst. Os magos são bons pois possuem um tipo de dano diferente dos lutadores e ADCs, e podem forçar o tanque inimigo a criar resistência mágica apenas para não morrerem para os magos, fazendo assim com que eles levem mais dano do lutador ou ADC inimigo. Magos geralmente são frágeis, com exceção dos que possuem lutador ou tanque como segundo atributo.

    • Magos são bons contra tanques, mas só no início do jogo. No fim do jogo, a maioria dos magos não vai conseguir matar um tanque pois seus feitiços não causarão dano suficiente pra isso. Magos são ruins contra off-tanks pois estes tendem a ter resistência mágica que aumenta com nível, e diferente dos tanques, eles possuem o dano necessário para matar facilmente um mago, ainda mais se ele for frágil. No entanto, esta regra não é válida para magos que possuem sustain, como Swain Swain.
  • Magos também são bons contra ADCs, suportes e assassinos, em todas as fases do jogo. Eles possuem habilidades que os permitem facilmente matar alvos frágeis. No entanto, assassinos serão mais difíceis de matar, pois estes podem matar os magos também; aquele que for pego primeiro fora de posição será o que vai morrer primeiro.
  • Existem campeões que não são classificados como magos, mas que causam dano mágico, como Teemo Teemo e Kayle Kayle. Estes causam dano mágico com seus auto-ataques e eles dependem menos de seus feitiços. Eles são mais efetivos contra tanques e off-tanks pois possuem sustain, ou possuem dano híbrido. Mas eles tendem a ser ruins contra magos e assassinos.

Atirador

Também conhecido como ADC (embora não necessariamente um ADC precise ser um atirador), estes são campeões que sempre causam dano á distância, com seus auto-ataques. Eles usam muito mais seus auto-ataques que seus feitiços. Por causa disso eles são extremamente efetivos no fim do jogo, em carregar a equipe deles à vitória. Devido ao fato de dependerem apenas de seus auto-ataques, e de atacarem à distância, se tiverem uma boa posição, eles serão os que causarão a maior parte do dano em uma teamfight. Na maioria dos casos, são os atiradores os responsáveis por levar a equipe à vitória, embora campeões de outras categorias (exceto suporte) também sejam capazes disso. Devido à esse fato, e também ao fato de serem frágeis, os ADCs são o alvo número 1 da equipe inimiga em teamfights, a menos que exista um mago ou assassino que tenha sido mais feedado. Por causa disso os ADCs sempre devem ficar atrás dos tanques nas teamfights, e nunca devem dar engage.

  • No 1x1, ADCs só são capazes de derrotar tanques e suportes. Mas se forem protegidos por um aliado, eles podem facilmente matar qualquer tipo de campeão.

Suporte

São campeões que geralmente possuem pouco dano, e nem sempre possuem boas defesas. Mas possuem habilidades focadas em ajudar um campeão aliado ou atrapalhar um campeão inimigo, sem matá-lo diretamente, mas permitindo que seu aliado o faça. Suportes são designados para ficar ao lado de um campeão aliado (quase sempre com o ADC) e fazer a laning phase ficar fácil pra ele. Suportes nunca devem farmar e pegar kills (a menos que o inimigo corra o risco de fugir ileso se nenhum outro aliado matar) - eles sempre devem deixar farm e kills para seus aliados. Para compensar isso, suportes são equipados com itens, masteries e até runas que geram ouro para eles, para que eles possam comprar seus itens. Fora suas habilidades, os suportes também tem outras funções, como colocar wards no mapa.

  • Suportes geralmente só são capazes de derrotar outros suportes no 1x1. Mas suas habilidades permitem que qualquer outro atributo, exceto tanques, seja capaz de matar qualquer campeão.
  • Alguns suportes podem ser usados como magos em outras lanes, e alguns magos possuem habilidades que os permitem serem usados como suportes. Geralmente suportes fazem builds AP ou tanque.

Exemplos

Lulu Lulu é classificada de forma primária como suporte e de forma secundária como mago. A Riot criou a Lulu para ser um suporte. Espera-se que os invocadores sempre a usem como um suporte. Entretanto, a Riot reconhece que a Lulu é viável como um AP carry (mago) e pode ser usada desta maneira, mas ela ainda continua sendo recomendada para uso como suporte na maioria dos casos.

Kha'Zix Kha'Zix é classificado apenas como assassino porque não há nenhuma outra função que ele pode desempenhar bem. Diferente de Rengar Rengar, Kha'Zix não pode ser usado como off-tank. Ele precisa criar apenas itens de dano, de outro modo ele será inútil em batalhas. Rengar pode ser usado como off-tank porque seu kit assim o permite, e isto é refletido no seu atributo secundário de lutador. Mas Rengar ainda funciona melhor como um assassino.

Wukong Wukong é classificado de forma primária como lutador e de forma secundária como tanque. Diferente da Lulu, Wukong é capaz de desempenhar ambas as funções ao mesmo tempo, em vez de apenas uma ou outra. No caso, ele seria um off-tank, que é um meio-termo entre um tanque e um lutador ou assassino.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória